domingo, 14 de janeiro de 2018

Ortorexia! O saudável em excesso faz mal.

Aí você resolve mudar totalmente seu estilo de vida. Procura uma nutricionista, começa a fazer exercícios físicos, segue todas as blogueiras fitness e os gurus da medicina. Com apenas um intuito: a melhora da saúde e estética. O desejo inicial é se sentir bem e saudável comendo alimentos mais "puros e limpos". Eliminando tudo que é tipo de alimentação considerada ruim: açúcar, industrializados em geral, lactose, glúten e outros. Concluindo, sua alimentação se reduz drasticamente e essa conduta  se transforma em uma doença disfarçada de "virtude".
✅ Dietas baseadas em alimentos frescos e evitar os industrializados não é errado! Errado é transformar isso em obsessão.
Errado é passar 24 hrs pensando na próxima refeição, em quantos litros de água tomou, em quantias de proteína, carboidrato, sais minerais, quais vitaminas tem em cada refeição e quantas calorias tem aquele prato de salada e isso começar atrapalhar​ sua saúde mental.
.
A ponto de evitar sair com a família e amigos  pois não sabem o que é realmente  é servido em restaurantes. E o pior demonizando alimentos que os outros comem. CUIDADO isso pode evoluir para um distúrbio chamado Ortorexia.
.
Ser saudável não se resume apenas no que colocamos no estômago!
.
Arte original: Sem Esperança, de Frida Kahlo
No verso do quadro, Frida colocou uma frase que dá nome a obra: "Não resta nem a menor esperança em mim... Tudo se move em sintonia com o que o estômago contém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário