terça-feira, 21 de agosto de 2018

Aderência aos treinos

QUALIDADE  ou QUANTIDADE/ INTERVALADO ou CONTÍNUO  se tratando de treino?
Só quem monta treinos sabe a dificuldade que é.
Temos que avaliar: objetivos, limitações, personalidade, gostos, tempo disponível e etc. Tudo para que o treino aconteça de forma agradável e o aluno se sinta minimamente satisfeito.
✅ Muitas das vezes  encontramos alunos que prezam pela qualidade e não pela quantidade. Tem aqueles que quanto mais rápido o treino melhor. Que treinam simplesmente pelos benefícios da musculação.
Mas há aqueles que gostariam de fazer peito um dia sim outro não. Tem aquelas alunas que gostaria de dividir o treino de  membros inferiores​ em 3 partes e treinar pernas todos os dias... Aqueles que gostam de correr 40 km por semana.
Mas gracas a Deus temos evidências científicas a nosso favor!
Que mostram que o treino tem o papel de gerar um desequilíbrio no nosso corpo e que após, necessitamos de tempo para recuperar e supercompensar. Treinar antes de recuperar  não é prudente.
Agora uma coisa é certa, se você tiver um TREINO BEM PLANEJADO aliado a uma boa ALIMENTAÇÃO  e DESCANSO é difícil as coisas darem errado.
ADERÊNCIA é a palavra! E para ter aderência o treino tem que ter seus objetivos, gostos e personalidade não os do seu professor.
Quer um treino bem planejado? Manda msg. Eu posso te ajudar!

quinta-feira, 15 de março de 2018

Bíceps (em pé, Agachado ou deitado) Tem diferença?

Em Pé ➡ músculo responsável pela flexão de cotovelo: BÍCEPS.
Agachado ➡ músculo responsável pela flexão de cotovelo: BÍCEPS.
Deitado ➡ músculo responsável pela flexão de cotovelo: BÍCEPS.
Pensando no trabalho de flexão de cotovelo realizado na polia, a musculatura envolvida é o BÍCEPS braquial, onde ele trabalha juntamente com Braquial e Braquioradial.
Agora tem quem acredite que por mudar o posicionamento vai conseguir atingir áreas específicas. Mas musculatura ao receber o estímulo para contrair não consegue selecionar áreas específicas. Principalmente se o movimento for simples como o de extensão, flexão, abdução e adução. As unidades motoras contraem as fibras musculares como um todo ou não contrai nada.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Gordura localizada. Como eliminar?!


Essa deve ser a pergunta que mais escuto durante todos os anos  de trabalho. E até hoje a resposta é a mesma: através do exercício físico. Não tem como perder a gordura local e sim geral!
✅ Nenhum exercício consegue oxidar a gordura local. Treinar tríceps, coxa, abdômen, lombar não  vai utilizar a gordura dessas regiões como fonte de energia. Você pode fazer a aula de 1 Hr de Abs com essa fé. Mas infelizmente as entidades divinas não criaram sua fisiologia simples assim.
✅ A utilização da gordura como fonte de energia é global. Ou seja, a utilização da gordura é captada por diversos locais e tecidos especialmente os músculos.
A forma mais eficiente de otimizar a perda de gordura é treinar com a intensidade ideal para manter ou ganhar massa muscular.
COMER a quantidade ideal e não comer pouco.
NÃO preocupar com o peso da balança. Pois você pode emagrecer e ganhar peso, emagrecer e manter o peso e emagrecer e perder peso.

domingo, 14 de janeiro de 2018

Ortorexia! O saudável em excesso faz mal.

Aí você resolve mudar totalmente seu estilo de vida. Procura uma nutricionista, começa a fazer exercícios físicos, segue todas as blogueiras fitness e os gurus da medicina. Com apenas um intuito: a melhora da saúde e estética. O desejo inicial é se sentir bem e saudável comendo alimentos mais "puros e limpos". Eliminando tudo que é tipo de alimentação considerada ruim: açúcar, industrializados em geral, lactose, glúten e outros. Concluindo, sua alimentação se reduz drasticamente e essa conduta  se transforma em uma doença disfarçada de "virtude".
✅ Dietas baseadas em alimentos frescos e evitar os industrializados não é errado! Errado é transformar isso em obsessão.
Errado é passar 24 hrs pensando na próxima refeição, em quantos litros de água tomou, em quantias de proteína, carboidrato, sais minerais, quais vitaminas tem em cada refeição e quantas calorias tem aquele prato de salada e isso começar atrapalhar​ sua saúde mental.
.
A ponto de evitar sair com a família e amigos  pois não sabem o que é realmente  é servido em restaurantes. E o pior demonizando alimentos que os outros comem. CUIDADO isso pode evoluir para um distúrbio chamado Ortorexia.
.
Ser saudável não se resume apenas no que colocamos no estômago!
.
Arte original: Sem Esperança, de Frida Kahlo
No verso do quadro, Frida colocou uma frase que dá nome a obra: "Não resta nem a menor esperança em mim... Tudo se move em sintonia com o que o estômago contém."